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CEF 306 Norte

Avivando esperanças, reconstruindo sonhos...

O Centro de Ensino Fundamental 306 Norte é uma instituição de ensino pública vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e pertencente à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto. Fica oficialmente situada na Superquadra Norte 306, área especial, Brasília/DF. Atende aproximadamente 440 (quatrocentos e quarenta) estudantes distribuidos em turmas do 1º ao 7º ano.

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Missão do(a) CEF 306 Norte

O Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, em conformidade com o disposto na Lei no 4.751, de 7 de fevereiro de 2012 – que dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal – tem por missão trabalhar a gestão democrática com o objetivo de aperfeiçoar os processos educacionais internamente e alcançar as melhorias que promovam a real qualidade da educação pública. Qualidade está entendida para além do acesso dos estudantes à escola, mas também como sua permanência no processo escolar, por meio da democratização de saberes e da formação integral do corpo discente, ou seja, qualidade que se configura como questão de direito e se consolida na medida em que se garante acesso, permanência e aprendizagem de todos os estudantes para que estes se insiram com dignidade no meio social, econômico e político da vida moderna.

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Princípios do CEF 306 Norte

O conjunto de princípios que sustentam as principais decisões e ações pedagógicas e administrativas deste CEF 306 Norte segue padrões éticos e democráticos que partem do respeito às demandas da comunidade escolar e se estruturam nos pilares da Administração
Pública estabelecidos pelo artigo 37 da Constituição Federal e demais legislações correlatas
da educação brasileira, além da atual Lei de Gestão Democrática que dispõe sobre o Sistema de Ensino Público do Distrito Federal e Currículo em Movimento da Educação Básica.

Além disso, alicerçando a nossa prática pedagógica em torno dos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento do Distrito Federal, o planejamento das atividades pedagógicas objetiva atender aos princípios da Educação Integral:

• Integralidade – Deve ser entendida a partir da formação integral dos estudantes, buscando dar a devida atenção para os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.
• Transversalidade, caracterizada pelo aproveitamento de variadas formas, conceitos e
métodos de ensino; 
• Intersetorialização – Pressupõe a articulação das políticas públicas de diferentes campos proporcionando a aprendizagem através de projetos sociais, econômicos, culturais
e esportivos.
• Diálogo Escola e Comunidade: - Proporcionar espaços de trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos constituintes da comunidade escolar.
• Territorialidade – Significa romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem.
• Trabalho em Rede – Objetiva a troca de experiências e informações, criando a ideia de corresponsabilidade pela aprendizagem dos estudantes, entendendo que estes não são
do professor ou da escola, mas da rede.

Desta forma, a proposta curricular do CEF 306 Norte busca atender aos princípios epistemológicos dispostos no Currículo em Movimento da Educação Básica, são eles:

 

  • Princípio da Unicidade entre teoria e prática – Orienta uma prática pedagógica criadora, crítica, reflexiva, capaz de ressignificar a teoria e a prática. O ensino que articula teoria e prática requer de professor e estudantes a tomada de consciência, revisão de concepções, definição de objetivos, reflexão sobre as ações desenvolvidas, estudo e análise da realidade para a qual se pensam as atividades.

  • Princípio da Interdisciplinaridade e da contextualização – A interdisciplinaridade favorece 
    a abordagem de um mesmo tema em diferentes disciplinas/componentes curriculares e, a 
    partir da compreensão das partes que ligam as diferentes áreas do conhecimento e do pensamento. A contextualização dá sentido social e político a conceitos próprios dos conhecimentos e procedimentos didático-pedagógicos, propiciando relação entre dimensões do processo didático (ensinar, aprender, pesquisar e avaliar).

  • Princípio da Flexibilização – Atendendo a Base Curricular Comum, a flexibilidade curricular dá abertura para a atualização e a diversificação de formas de produção dos conhecimentos e para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes, para atender as novas demandas de uma sociedade em mudança que requer a formação de cidadãos críticos e criativos.

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